Catálogos

Mundifil - Catalogo 2018 de Selos Postais e Marcas Pré-Adesivas

Esta 33ª edição do Catálogo de Selos Postais e Marcas Pré-Adesivas de Portugal, Açores e Madeira para 2020, num único volume, contempla o registo das emissões que foram postas a circular desde 1853 até ao fim de 2019, bem como a relação das marcas pré-adesivas.

Foi dada continuidade ao trabalho de introdução de novos dados, do registo dos motivos dos selos e da inclusão de mais variedades e de mais esquemas, além da ampliação de desenhos já existentes para facilitar a identificação de cunhos. Procura-se um aperfeiçoamento constante da qualidade técnica de um catálogo especializado como este, para servir cada vez melhor os interesses e as necessidades dos filatelistas de todos os níveis.

As valéncias introduzidas na edição anterior foram aprofundadas, destacando-se: a inclusão de notas junto das emissões onde foram consideradas pertinentes; a presença de separadores, no início de cada letra, no índice alfabético de motivos dos selos; a inclusão de cotações para selos sem goma das emissões de Correio Aéreo, Encomendas Postais, Serviço Oficial, Porteado, Imposto Postal e Telegráfico, Imposto Postal de Porteado e Emissões de Porte Franco; a indicação de cotações para cada emissão das etiquetas dos conjuntos de taxas de cada um dos anos em que são conhecidas, para além do ano de lançamento, com identificação de cada variedade de ano pelo número da etiqueta acrescido de uma ou duas letras, quer para o correio normal, quer para o correio azul. Por esta razão, há um aumento considerável do número de páginas desta edição de mais de três dezenas.

As cotações que constam do catálogo, definidas e ajustadas, como habitualmente, a partir dos valores de mercado e da opinião de profissionais do sector, devem ser entendidas como orientações para a definição do preço efectivamente praticado em resultado de um acordo estabelecido entre vendedor e comprador. Recomenda-se a leitura da página da Introdução para melhor identificação com o significado das colunas que têm as cotações.

Preço: 38 €

Mundifil - Catalogo 2015 de Selos Postais das Colónias Portuguesas

Esta 8ª edição do Catálogo de Selos Postais das Colónias Portuguesas para 2019, contempla o registo de todas as emissões que foram postas a circular, ao tempo das Colónias Portuguesas, desde 1870 até 1974-75, altura em que se tornaram independentes.

Foi dada continuidade ao trabalho de revisão e de introdução de novos dados (tiragens, período de circulação, papéis, denteados, número de exemplares por folha), do registo dos motivos dos selos e da inclusão de mais variedades, visando um aperfeiçoamento constante da qualidade técnica de um catálogo especializado como este, de modo a procurar servir cada vez mais e melhor os interesses e as necessidades dos filatelistas de todos os níveis e fomentar o seu desenvolvimento, numa perspectiva de enriquecimento da sua cultura filatélica.

Foram acrescentadas imagens reproduzindo todos os selos e blocos - do correio ordinário, do correio aéreo, sobretaxas do correio aéreo, porteado, imposto postal, porte franco, não emitidos e reimpressões. As variedades estão identificadas pelo número do selo acrescido de uma ou duas letras, com texto em itálico. As cotações surgem em 3 ou 2 colunas, significando, no caso das 3 colunas, que a primeira se refere a cotações para selos novos com goma original e sem marca de charneira, a segunda a selos novos com goma e charneira e a terceira a selos usados e, quando há cotações 2 colunas, a primeira diz respeito a selos novos sem goma (tal como emitidos) e a segunda a selos usados.

Nas reimpressões acrescentaram-se cotações para reimpressões com sobrecarga - traço, prova e espécimen. Na Índia, apresenta-se uma lista dos selos conhecidos com sobrecarga "REPÚBLICA" clandestina.

Foram ainda substituídas várias reproduções de carimbos, de sobrecargas e de sobretaxas por outras mais perfeitas e foram acrescentados esquemas e notas em algumas emissões para tornar mais fácil a interpretação dos leitores.

A realidade da filatelia das Colónias Portuguesas apresenta algumas questões às quais se procuraram continuar a dar resposta em futuras edições deste catálogo, como, por exemplo, sobre selos emitidos/não emitidos/clandestinos. Trata-se de um assunto que exige muita ponderação.

As cotações que constam do catálogo, definidas e ajustadas, como habitualmente, a partir dos valores de mercado e da opinião de profissionais do sector, refletem o grande interesse que se verifica pelos selos das Colónias Portuguesas e devem ser entendidas como orientações para a definição do preço efetivamente praticado em resultado de um acordo estabelecido entre vendedor e comprador. Note-se que a anterior edição deste Catálogo ocorreu há já quatro anos.

O trabalho de revisão e actualização desta edição do catálogo ficou a dever-se aos membros do Instituto de Expertização de Filatelia Portuguesa (INEXFIP), a quem compete a orientação técnica desta obra.

Preço: 38 €

Contacte-nos !!!